Opiniões do grupo:
Gabriel
O desenvolvimento progressivo das capacidades de autonomia está estreitamente ligado à experiência corporal: experiência dos elementos uns em relação aos outros, experiência do conjunto de estruturas corporais em relação com a realidade do mundo material e com as leis da gravidade. Noutros termos, a atividade corporal é o princípio de todo o conhecimento de si e do mundo á sua volta.
O exercício dos sistemas de informação e de acção implica a contracção muscular que se apresenta sob dois aspectos que constituem duas funções complementares: as funções tónica e de motilidade.
No plano neuromuscular, a função tónica é aquela que permite a manutenção de atitudes, a função de motilidade, a que permite os deslocamentos segmentares e as mobilizações corporais. A atividade motora só pode,pois, exercer-se apoiando-se na atividade tónica.
O que caracteriza a função tónica é o facto de ser também uma forma de relação. É a primeira forma de comunicação da criança com o mundo que a cerca e expressa-se desde o nascimento; o exemplo mais característico é a relação mãe-criança,trocas de natureza essencialmente afetiva.Estas primeiras trocas são de capital importância par a criança jovem; de fato é porque a relação com a mãe satisfaz a criança - uma satisfação ligada à segurança - que as reacções tónicas características do recém-nascido se vão atenuar e que a criança vai poder exercer a função de motilidade e apreender o mundo que a cerca.
O desejo vem em primeiro lugar,está sempre presente - pelo menos subjacente - e aquele desejo de ser, de agir... traduz-se na atividade da criança dentro do seu ambiente. O ser humano só pode, pois, existir, compreender, amar através do exercício da função neuromuscular.É assim que o desenvolvimento do Eu, estrutura interna da personalidade,está intimamente ligado à evolução destas duas instâncias que estão na base de toda a atividade: as funções tónica e de motilidade.O Eu é inicialmente como um Eu corporal (ideia defendida por S.Freud).
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